27 de abr. de 2009

Tema para trabalho da Disciplina

Boa tarde a todos!

Coloco abaixo as entidades que pretendo descrever e contextualizar no exercício de ICT. Se alguém se interessar em trabalhar com este tema (instituições governamentais e não-governamentais envolvidas no processo de normalização e qualificação da produção industrial e de serviços brasileira), pode conversar comigo na sala de aula. Até lá!

IDÉIA INICIAL (Foco em informação tecnológica industrial - Regulamentos e Normas técnicas para obtenção de conformidade e qualidade).




Pretendo tratar em especial de três das entidades responsáveis por regulamentação no âmbito do SINMETRO - Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

CONMETRO -
http://www.inmetro.gov.br/inmetro/conmetro.asp
INMETRO -
http://www.inmetro.gov.br/inmetro/oque.asp
ABNT -
http://www.inmetro.gov.br/inmetro/sinmetro.asp

O Sinmetro foi instituído pela lei 5966 de 11 de dezembro de 1973 com uma infra-estrutura de serviços tecnológicos capaz de avaliar e certificar a qualidade de produtos, processos e serviços por meio de organismos de certificação, rede de laboratórios de ensaio e de calibração, organismos de treinamento, organismos de ensaios de proficiência e organismos de inspeção, todos acreditados pelo Inmetro. Apóiam esse sistema os organismos de normalização, os laboratórios de metrologia científica e industrial e de metrologia legal dos estados. Essa estrutura está formada para atender às necessidades da indústria, do comércio, do governo e do consumidor.

Dentre as organizações que compõem o Sinmetro, as seguintes podem ser relacionadas como principais:

. Conmetro e seus Comitês Técnicos
. Inmetro

. Organismos de Certificação Acreditados, (Sistemas da Qualidade, Sistemas de Gestão Ambiental, Produtos e Pessoal)
. Organismos de Inspeção Acreditados
. Organismos de Treinamento Acreditados
. Organismo Provedor de Ensaio de Proficiência Credenciado
. Laboratórios Acreditados – Calibrações e Ensaios – RBC/RBLE
. Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT
. Institutos Estaduais de Pesos e Medidas – IPEM
. Redes Metrológicas Estaduais

Destes os que nos interessam são:

CONMETRO - Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - órgão normativo do Sinmetro e é presidido pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Compete ao CONMETRO:

Formular, coordenar e supervisionar a política nacional de metrologia, normalização industrial e certificação da qualidade de produtos, serviços e pessoal, prevendo mecanismos de consulta que harmonizem os interesses públicos, das empresas industriais e dos consumidores;

. Assegurar a uniformidade e a racionalização das unidades de medida utilizadas em todo o território nacional;
. Estimular as atividades de normalização voluntária no país;
. Estabelecer regulamentos técnicos referentes a materiais e produtos industriais;
. Fixar critérios e procedimentos para certificação da qualidade de materiais e produtos industriais;
. Fixar critérios e procedimentos para aplicação das penalidades nos casos de infração a dispositivo da legislação referente à metrologia, à normalização industrial, à certificação da qualidade de produtos industriais e aos atos normativos dela decorrentes;
. Coordernar a participação nacional nas atividades internacionais de metrologia, normalização e certificação da qualidade.

Inmetro <> - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Objetivando integrar uma estrutura sistêmica articulada, o Sinmetro, o Conmetro e o Inmetro foram criados pela Lei 5.966, de 11 de dezembro de 1973, cabendo a este último substituir o então Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM) e ampliar significativamente o seu raio de atuação a serviço da sociedade brasileira.

No âmbito de sua ampla missão institucional, o Inmetro objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País.

Além destas, como a área de normalização no Sinmetro está sob a responsabilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que tem autoridade para acreditar Organismos de Normalização Setoriais (ONS) para o desempenho dessas tarefas.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - é uma organização não governamental, mantida com recursos da contribuição dos seus associados e do Governo Federal.Representa o Brasil na ISO/IEC e nos foros regionais de normalização, auxiliada por entidades governamentais e privadas. As atividades relacionadas à acreditação e avaliação de conformidade no Sinmetro são baseadas nas normas e guias ABNT/ISO/IEC.

Nenhum comentário: